A cidade, a universidade e o Império: Coimbra e a formação das elites dirigentes (séculos XVII-XVIII)
Palavras-chave:
Universidade de Coimbra, letrados, IlustraçãoResumo
A Universidade de Coimbra foi responsável pela formação de gerações de letrados que integraram as elites políticas portuguesas entre os séculos XVI a XIX. Sua instalação em Coimbra em 1537 promoveu a formação de uma identidade específica da cidade, impactando sua configuração espacial. O cotidiano citadino, marcado pela presença dos estudantes, foi organizado de acordo com os interesses do Estado, no que respeita o controle sobre a educação moral da juventude. O presente artigo combina três objetivos: analisar a relação entre a cidade e a universidade nos séculos XVII e XVIII, atentando para o cotidiano estudantil; discutir, no contexto das reformas pombalinas, o papel da Universidade como locus de irradiação dos saberes ilustrados; e, por fim, demonstrar que o diploma conimbricense garantia a formação de laços identitários e clientelares, fundamentais à configuração das elites dirigentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Intellèctus pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma LicençaCreative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), após o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Nesse caso, deverão ser fornecidos o crédito apropriado e um link do repositório original.
A Revista Intellètus está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.