Um incentivo aos sábios: os sócios do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o projeto de centralização monárquica (1839-1850)
DOI:
https://doi.org/10.12957/intellectus.2016.20946Palavras-chave:
IHGB, Retórica, Império do BrasilResumo
Buscaremos destacar o empenho dos membros do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro na construção da imagem de si e de seus confrades. Os discursos analisados tinham como principal objetivo incentivar os membros do Instituto à pesquisa na composição da história nacional. No entanto, a retórica ao redor dessa imagem daria a tais eruditos a legitimidade do discurso sobre a nação, o monopólio de sua definição. Ao analisar a retórica dos discursos pronunciados nas sessões magnas de aniversário da associação, podemos observar como tais literatos, protegidos por Sua Majestade o Imperador D. Pedro II, buscavam construir a autoimagem de indivíduos indispensáveis para o progresso da nação e para o sucesso do projeto centralizador inaugurado com o Golpe da Maioridade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista Intellèctus o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A revista Intellèctus está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional