Prescrições curriculares de História para os anos iniciais: diálogos entre base nacional comum curricular e currículo de Pernambuco

Danielle da Silva Ferreira

Resumo


Refletimos aqui sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo de Pernambuco da disciplina História, na medida em que este é parte do processo de consolidação daquele. A partir da análise das prescrições como fonte, problematizamos a organização do ensino de História para os anos iniciais no estado. Destacamos as leituras de Young (2014), Silva (2011) e Apple (2011) sobre o currículo e para o ensino de História Oliveira e Freitas (2018), Rüsen (2012), Cooper (2006) (2012) e Oliveira e Caimi (2014). A pesquisa foi qualitativa (LAKATOS e MARCONI, 2007) e  documental (GIL, 2002). Concluímos que o Currículo de Pernambuco dialoga com a BNCC, sendo  ao largo mais um instrumento de sua afirmação, do que de adequações às perspectivas de regionalização do ensino de História.

Palavras-chave


BNCC; Ensino de História; Currículo Regional

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DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2021.61620

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