AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS E DIGITAIS: POSSÍVEIS ASSOCIAÇÕES NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2020.61466

Palavras-chave:

Desigualdade educacional, Desigualdade digital, Tecnologia Digital da Informação e Comunicação, Regime de Estudos Não Presencial

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir possíveis associações entre as desigualdades educacionais e digitais enquanto fatores que podem aprofundar a falta de equidade nas escolas estaduais de Minas Gerais. A partir do referencial teórico da sociologia da educação e da metodologia quantitativa com microdados do Sistema de Avaliação da Educação Básica e da TIC Domicílios, analisamos a desigualdade educacional e digital. A desigualdade educacional, observada pela média de proficiência a partir do gênero, raça/cor e nível socioeconômico dos estudantes, apresenta-se de forma mais contundente nos anos iniciais do ensino fundamental. A desigualdade digital, estratificada por acesso à internet e posse de equipamentos, possui significativas diferenças a partir do nível socioeconômico dos indivíduos e localização socioespacial dos domicílios. Portanto, a associação entre as duas desigualdades, além de aprofundá-las, pode apresentar efeitos significativos na aprendizagem dos estudantes.

Biografia do Autor

Carla da Conceição de Lima, Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)/Professora substituta

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO - 2019). Atualmente é professora substituta na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Integrante do grupo de pesquisa Gestão e Qualidade da Educação (GESQ) da PUC-Rio.

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Publicado

2021-08-06

Como Citar

Lima, C. da C. de. (2021). AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS E DIGITAIS: POSSÍVEIS ASSOCIAÇÕES NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS. (SYN)THESIS, 13(1), 42–53. https://doi.org/10.12957/synthesis.2020.61466

Edição

Seção

Dossiê Desafios atuais da Educação à luz da Sociologia