INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA: ALGUNS APONTAMENTOS E REFLEXÕES

Autores

  • Silvana Matos Uhmann Universidade Federal Fluminense (UFF)/Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR)/ Professora de Libras e Educação Inclusiva. Doutora e mestre em Educação pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2018.54630

Palavras-chave:

Escola inclusiva, Limites, Possibilidades

Resumo

Este texto trata da escolarização de alunos com deficiência em escola regular, buscando problematizar alguns limites e também possibilidades vivenciadas por uma realidade escolar. Trata-se de uma perspectiva qualitativa e de Análise Textual Discursiva que, por meio de observações e diálogos abertos com os sujeitos participantes da pesquisa, apresenta alguns apontamentos e reflexões suscitados ao longo dos encontros: passar do acesso escolar para a efetivação do aprender; qualificar os espaços e os educadores com condições que viabilizem a aprendizagem dos alunos com deficiência; a importância dos aspectos atitudinais e adaptativos frente alunos com deficiência; adaptações pedagógicas e arquitetônicas são imprescindíveis; a importância da formação continuada de professores para a qualificação da inclusão. Por fim, destaca-se a necessidade de acreditar na possibilidade da inclusão escolar para que esta realmente se efetive.

Biografia do Autor

Silvana Matos Uhmann, Universidade Federal Fluminense (UFF)/Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR)/ Professora de Libras e Educação Inclusiva. Doutora e mestre em Educação pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).

Especialista em Docência de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Educadora Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2020-09-21

Como Citar

Uhmann, S. M. (2020). INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA: ALGUNS APONTAMENTOS E REFLEXÕES. (SYN)THESIS, 11(1), 13–22. https://doi.org/10.12957/synthesis.2018.54630

Edição

Seção

Artigos