PISTAS SOBRE A PERMANÊNCIA ESTUDANTIL COMO VIRADA EPISTEMOLÓGICA: INICIATIVAS DE UM NÚCLEO DE PESQUISA POR UMA SOCIOLOGIA DA PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO A PARTIR DE VINCENT TINTO*

Autores

  • Gerson Tavares do Carmo Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)/Professor Associado. Pós-Doutor em Sociologia Pragmática/Universidade Nova de Lisboa.
  • Elane Kreile Manhães Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense/ Professora. UENF/Doutoranda em Cognição e Linguagem.
  • Maria Luiza Terra Cola Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF)/Professora. UENF/Mestranda em Cognição e Linguagem.

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2018.54571

Palavras-chave:

Permanência, Nucleape, Vincent Tinto, Virada epistemológica

Resumo

Apostar nos estudos sobre a permanência estudantil, desviando do marasmo dos estudos sobre evasão, implica uma virada epistemológica. Assim, por um lado, observa-se que o campo de pesquisa sobre a evasão aponta para recorrentes estudos sobre fatores de causalidade da saída de estudantes, que, como tais, não sugerem horizontes de mudança. E, por outro lado, apostar em pesquisas sobre a permanência tem significado explorar um campo frutífero de discussões, ações e decisões no sentido de se garantir o direito a uma educação de qualidade para todos. Nesse contexto, a partir de registros do Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação em torno de pesquisas do sociólogo norte-americano Vincent Tinto, o presente trabalho visa ao compartilhamento de reflexões que convergem para a busca dos sentidos da permanência na educação sob outro paradigma, principalmente o da sala de aula, trazendo o método retrodutivo e suas relações entre registros, pistas e hipóteses da investigação.

 

 

Biografia do Autor

Gerson Tavares do Carmo, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)/Professor Associado. Pós-Doutor em Sociologia Pragmática/Universidade Nova de Lisboa.

 

 

Downloads

Publicado

2020-09-21

Como Citar

Carmo, G. T. do, Manhães, E. K., & Cola, M. L. T. (2020). PISTAS SOBRE A PERMANÊNCIA ESTUDANTIL COMO VIRADA EPISTEMOLÓGICA: INICIATIVAS DE UM NÚCLEO DE PESQUISA POR UMA SOCIOLOGIA DA PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO A PARTIR DE VINCENT TINTO*. (SYN)THESIS, 11(1), 54–63. https://doi.org/10.12957/synthesis.2018.54571

Edição

Seção

Artigos