CURRÍCULO E BNCC: POSSIBILIDADES, PARA QUEM?

Autores

  • William de Goes Ribeiro Universidade Federal Fluminense (UFF)/Professor Adjunto do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR), onde coordena o Núcleo de Estudos em Políticas Curriculares – NEPoC.

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2018.54540

Palavras-chave:

Currículo, Política curricular, BNCC

Resumo

Este texto tem como objetivo discutir a política curricular nacional, problematizando o discurso que defende a centralização como um caminho inexorável, o que tem gerado ações autoritárias e antidemocráticas. Ademais, realça a ilusão na ideia de garantia de qualidade e de direitos. O estudo foi realizado em um contexto de formação docente a convite de uma secretaria municipal de educação no processo de adequação da política. Entretanto, a proposta não analisa nem a política municipal e nem a apresentação. O enfoque é o estudo e o destaque dos rastros antidemocráticos do governo que já vinham se desenhando na ocasião. As conclusões destacam uma conjuntura desafiadora e limitante para as escolas, no entanto ressalta a importância de dar ênfase ao que conquistamos nos últimos anos, convocando a pôr na agenda os instrumentos de luta em conjunto com uma leitura crítica da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

 

Biografia do Autor

William de Goes Ribeiro, Universidade Federal Fluminense (UFF)/Professor Adjunto do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR), onde coordena o Núcleo de Estudos em Políticas Curriculares – NEPoC.

,  

Downloads

Publicado

2020-09-21

Como Citar

Ribeiro, W. de G. (2020). CURRÍCULO E BNCC: POSSIBILIDADES, PARA QUEM?. (SYN)THESIS, 11(1), 44–53. https://doi.org/10.12957/synthesis.2018.54540

Edição

Seção

Artigos