ENTRE O DIREITO À EDUCAÇÃO E A VIOLÊNCIA: UM OLHAR SOBRE A PERIFERIA CAMPISTA

Autores

  • Elizangela Rosa Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)/ Doutoranda em Sociologia Política.
  • Luciane Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)/ Professora Associada

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2018.54511

Palavras-chave:

Territórios periféricos, Direito à educação, Acesso à escola, Violência

Resumo

O artigo versa sobre os resultados parciais de uma pesquisa de doutorado, em desenvolvimento no âmbito do Núcleo de Estudos Cidade, Cultura e Conflito (NUC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Aborda questões que envolvem moradores de comunidades periféricas da cidade de Campos dos Goytacazes/RJ, a fim de investigar <em>se</em> e <em>de que modo</em> o poder público local tem atuado na mediação dos conflitos e empreendido esforços para assegurar o acesso dos moradores à educação, à luz de referenciais teóricos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com base na Análise Documental (AD) e na pesquisa de campo. O estudo inicial indicou a necessidade de melhor articulação entre os agentes do poder público, bem como o desenvolvimento de um plano estratégico para que o direito formal à educação se traduza no cotidiano dos moradores dos espaços periféricos de Campos.

 

Biografia do Autor

Elizangela Rosa, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)/ Doutoranda em Sociologia Política.

Mestra em Políticas Sociais. Arte-educadora licenciada em Artes Visuais (UFES) e Pedagoga (CUSC-ES).

Luciane Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)/ Professora Associada

Integrante do Programa de Pós-graduação em Sociologia Política (PPGSP-UENF) e do Laboratório de Estudo da Sociedade Civil e do Estado (LESCE) .

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Publicado

2020-09-21

Como Citar

Rosa, E., & Silva, L. (2020). ENTRE O DIREITO À EDUCAÇÃO E A VIOLÊNCIA: UM OLHAR SOBRE A PERIFERIA CAMPISTA. (SYN)THESIS, 11(1), 23–34. https://doi.org/10.12957/synthesis.2018.54511

Edição

Seção

Artigos