MIGRAÇÕES EM TRAJETÓRIA ENTRE ESTUDANTES AFRICANOS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO CONTEXTO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Autores

  • Manuela Vieira Blanc Universidade Vila Velha UVV-ES/ Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Diretório do CNPq Cidades, Espaços Públicos e Periferias
  • Barbara Vitor de Aquino Universidade Vila Velha/ Mestranda em Sociologia Política
  • Renan Lubanco Assis Universidade Vila Velha UVV-ES/ Gerente de Pesquisa e membro do Grupo de Pesquisa Diretório do CNPq Cidades, Espaços Públicos e Periferias
  • Viviane Mozine Rodrigues Universidade Vila Velha UVV-ES/ Professora e Coordenadora do NUARES- Núcleo de apoio aos refugiados do Espírito Santo e da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (ACNUR/ONU)

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2017.48391

Palavras-chave:

Imigração, Ensino-superior, Sociabilização

Resumo

O presente estudo objetiva uma reflexão acerca dos fluxos imigratórios presentes na Grande Vitória e busca articular como a inserção no ensino superior atravessa ou é atravessada por essa condição, tal como, busca elucidar através de dois interlocutores, como as condições migratórias preexistentes podem refletir na significação do processo migratório, e nos modos de experienciar a nova realidade.

Biografia do Autor

Manuela Vieira Blanc, Universidade Vila Velha UVV-ES/ Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Diretório do CNPq Cidades, Espaços Públicos e Periferias

Doutora em Sociologia Política (UENF), com estágio sanduíche na Université Paris X – Nanterre La Defense. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Diretório do CNPq Cidades, Espaços Públicos e Periferias e Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Vila Velha UVV-ES. 

Barbara Vitor de Aquino, Universidade Vila Velha/ Mestranda em Sociologia Política

Bacharel em Psicologia e atualmente mestranda em Sociologia Política na Universidade Vila Velha.

Renan Lubanco Assis, Universidade Vila Velha UVV-ES/ Gerente de Pesquisa e membro do Grupo de Pesquisa Diretório do CNPq Cidades, Espaços Públicos e Periferias

Doutor em Sociologia Política (UENF) e membro do Grupo de Pesquisa Diretório do CNPq Cidades, Espaços Públicos e Periferias e Gerente de Pesquisa da Universidade Vila Velha UVV-ES. 

Viviane Mozine Rodrigues, Universidade Vila Velha UVV-ES/ Professora e Coordenadora do NUARES- Núcleo de apoio aos refugiados do Espírito Santo e da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (ACNUR/ONU)

Doutora em Ciências Sociais (PUC-SP), com estágio sanduíche na Universidade de Lisboa. Coordenadora do NUARES- Núcleo de apoio aos refugiados do Espírito Santo e da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (ACNUR). Professora do Programa de pós-graduação em Sociologia Política e do Programa de pós-graduação em Segurança Pública da Universidade Vila Velha UVV-ES.

Downloads

Publicado

2020-03-04

Como Citar

Blanc, M. V., de Aquino, B. V., Assis, R. L., & Rodrigues, V. M. (2020). MIGRAÇÕES EM TRAJETÓRIA ENTRE ESTUDANTES AFRICANOS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO CONTEXTO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. (SYN)THESIS, 10(2), 34–43. https://doi.org/10.12957/synthesis.2017.48391

Edição

Seção

Artigos