GOFFMAN, O FACEBOOK E OS RITUAIS DE INTERAÇÃO MEDIADOS POR COMPUTADOR: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2019.60181Palavras-chave:
Redes sociais, Espaço público, Pessoalidade, Discriminação mútuaResumo
Este trabalho propõe-se a analisar o ambiente "virtual" em analogia às interações em lugares públicos, sendo destacados os processos de apropriação estabelecidos por parte de seus usuários na definição das situações experimentadas no ambiente da rede social. O Facebook oferece aos seus usuários uma situação de copresença mediada por computador com suas redes de contato pessoais (diretas, indiretas ou em potencial). Visa-se analisar o software social enquanto quadro da experiência, refletindo sobre os modos como as situações vivenciadas nesse espaço público de sociação são definidas por seus usuários comuns. Avaliando a rede social, observa-se que os usos e os modos de conduta que pressupõe remetem a agenciamentos atravessados pelo pressuposto da proximidade intersubjetiva entre os envolvidos, inferindo na circulação como forma de exposição e construção de reputações públicas dos seus usuários. Dessa forma os Perfis são estabelecidos como conceitos de si, construções dinâmicas e interativas que tendem a se constituir como eus especiais potencialmente totalizadores (ao menos no âmbito da rede social).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.