Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista (SYN)THESIS?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A revista (SYN)THESIS, periódico quadrimestral do Centro de Ciências Sociais (CCS-UERJ), aceita para análise artigos inéditos relacionados à área das ciências sociais e humanas. Os artigos serão organizados em seções livres e dossiês temáticos.

Propostas de temas para organização de novos dossiês são bem-vindas e encorajadas. Havendo oferta suficiente, poderão ser publicadas edições especiais, contendo apenas trabalhos relacionados ao tema determinado.

Os trabalhos deverão ser encaminhados ao CCS através deste sistema, com login e senha, ou por e-mail, sem identificação de autoria, no padrão discriminado abaixo e obedecendo às especificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas aplicáveis (NBR-6.022). Não serão analisados artigos apresentados fora do padrão estabelecido.

No caso de submissão por e-mail, além do arquivo, deve ser remetida uma folha à parte contendo nome completo do autor, titulação acadêmica, filiação institucional e respectivo endereço, telefone para contato.

Os artigos devem conter entre 30.000 e 40.000 caracteres, incluindo notas e referências bibliográficas. Os artigos devem ser acompanhados de resumo em Português, palavras-chave, no máximo de cinco, e versão em inglês, inclusive do título, também acompanhada das palavras-chave correspondentes naquele idioma.

Os trabalhos devem ser apresentados em conformidade com o seguinte padrão:

Texto digitado em editor compatível com Microsoft Word;

O resumo deve estar limitado a 1000 caracteres;

Margens: superior: 2,0 cm; esquerda: 3,0 cm; inferior: 2,0 cm;         direita: 3,0 cm;

Fonte: Times New Roman com tamanho 12, texto justificado                   e com 1,5 cm de deslocamento na primeira linha do parágrafo;

Espaço entre linhas simples;

Sem numeração de página e sem observações no cabeçalho ou no rodapé;

Citação:

Quando fizer parte do corpo do texto: manter fonte normal entre aspas.

Quando destacado do corpo do texto (4 linhas ou mais): recuar, reduzir fonte, sem aspas;

Palavras a destacar devem ser marcadas em itálico, sem aspas.

Notas e referências sobre o autor ou título do artigo devem ser indicadas por um asterisco (*) e não numeradas.

Demais notas e referências bibliográficas deverão vir no final do texto, numeradas correlativamente. A respeito, deve ser observado, especificamente, o seguinte (ABNT/NBR-6023):

Para livro:
a) nome do autor; b) título da obra (em itálico) e subtítulo (caracter normal);  c) número da edição; d) local de publicação; e) nome da editora; f) data da publicação; g) número total de páginas.

Ex.:

Carvalho, José Murilo de. A Formação das Almas: o Imaginário da República no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1990. 168 p.

Para artigo:
a) nome do autor; b) título do artigo; c) nome do periódico (em itálico); d) local de publicação; e) volume e/ou número do periódico; f) número(s) da(s) página(s); g) data da publicação. Ex.:

DECCA, Edgar de. A ciência da produção: fábrica despolitizada. Revista Brasileira de História, São Paulo, n. 6, p. 47-79, 1984.

Obs.: estes exemplos não esgotam as possibilidades.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. Autores têm titulação mínima de Doutor/a, ou estão cursando Doutorado, em alguma área das Ciências Humanas.
  8. O formulário de submissão foi preenchido adequadamente, sem que nenhuma das informações solicitadas tenha sido deixada em branco.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.