MÉTODO, CRÍTICA, MITO:uma revisão ao “processo legislativo” / METHOD, CRITICISM, MYTH: A REVISION OF THE “LEGISLATIVE PROCESS"

Autores

  • Pedro Dourados Universidade de São Paulo - Faculdade de Direito
  • Pedro Chambo USP

DOI:

https://doi.org/10.12957/rfd.2014.6158

Palavras-chave:

Metodologia-crítica, Mito, Processo Legislativo, Legislador Racional

Resumo

DOI:http://dx.doi.org/10.12957/10.12957/rfd.2014.6158

Visamos, com este artigo, esboçar uma “metodologia crítica” para uma análise do Direito a qual possua relevância tanto para uma Filosofia e Teoria gerais do Direito, quanto para certa “prática” jurídica, a partir do momento que pode auxiliar no trato dogmático que se dá aos textos das leis, e aos textos sobre os textos da lei, quer seja a doutrina ou a jurisprudência.

Por isso, apresentamos aqui nossa proposta de uma “metodologia crítica” para o Direito, desenvolvendo-a em termos gerais e realizando, em seguida, uma pequena “aplicação” na leitura do Processo Legislativo enquanto um fenômeno mitológico das sociedades modernas. Por fim, apresentaremos nossa proposta de forma a oferecer uma ferramenta útil para toda e qualquer análise do(s) discurso(s) jurídico(s).

Biografia do Autor

Pedro Dourados, Universidade de São Paulo - Faculdade de Direito

Acadêmico de Direito na Universidade de São Paulo.

Estagia no Departamento Jurídico XI de Agosto, em parceria com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Pesquisa, particularmente, nas área de Direito Penal Econômico, Teoria do Direito Penal, Filsofia e Sociologia do Direito, Direito Econômico, Psicanálise e Teologia.

Publicado

2014-06-27

Como Citar

Dourados, P., & Chambo, P. (2014). MÉTODO, CRÍTICA, MITO:uma revisão ao “processo legislativo” / METHOD, CRITICISM, MYTH: A REVISION OF THE “LEGISLATIVE PROCESS". Revista Da Faculdade De Direito Da UERJ - RFD, (25), 197–227. https://doi.org/10.12957/rfd.2014.6158