30 ANOS DA CONSTITUIÇÃO: SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL E A NECESSÁRIA REFORMA NA TRIBUTAÇÃO SOBRE O CONSUMO

Autores

  • Eduardo Maneira Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Daniel Serra Lima Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.12957/rfd.2018.39459

Palavras-chave:

Sistema Tributário Nacional. Guerra Fiscal. Reforma Tributária. IVA.

Resumo

O Brasil é constituído por uma federação assimétrica, com muitas desigualdades regionais, faltando a coordenação da União para ações que promovam a isonomia entre todas as regiões. Essas desigualdades são a grande causa da Guerra Fiscal e afrontam a própria ideia de federação, que busca sempre a cooperação – e não a competitividade – entre os seus entes. A Guerra Fiscal jamais seria uma saída crível para Estados e Municípios, não fosse a opção do Constituinte de 1988 pela descentralização das rendas tributárias mediante atribuição de competência legislativa aos Estados e Municípios. Diante desse quadro desalentador e especialmente da crise econômica que assola o país, os debates sobre a necessidade de uma reforma tributária vêm sendo reavivados. A reforma ideal deveria reunir os tributos sobre o consumo – ICMS, IPI, ISS, bem como o PIS e a COFINS – em um único imposto – o IVA nacional. Esse novo imposto deveria seguir os moldes do atual ICMS, ou seja, um imposto verdadeiramente não-cumulativo sobre o consumo, adotando a sistemática do crédito financeiro. Simplificaria e daria maior eficiência ao sistema, poderia diminuir a carga tributária e praticamente eliminaria a guerra fiscal.

Biografia do Autor

Eduardo Maneira, Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor Associado de Direito Tributário da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Conselheiro da OAB/RJ. Advogado.

Daniel Serra Lima, Universidade de São Paulo (USP)

Mestre e Doutorando em Direito Tributário pela Universidade de São Paulo (USP). Advogado.

Downloads

Publicado

2019-01-15

Como Citar

Maneira, E., & Lima, D. S. (2019). 30 ANOS DA CONSTITUIÇÃO: SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL E A NECESSÁRIA REFORMA NA TRIBUTAÇÃO SOBRE O CONSUMO. Revista Da Faculdade De Direito Da UERJ - RFD, (34), 58–76. https://doi.org/10.12957/rfd.2018.39459