O QUE CONSTITUI O SUJEITO QUE ESTÁ EM TODA A PARTE? OU O PROBLEMA DA IRREDUTIBILIDADE DA PLURALIDADE À UNIVERSALIDADE

Autores

  • Ricardo Nery Falbo Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Attila Ruschi Secchin

DOI:

https://doi.org/10.12957/rfd.2018.39458

Palavras-chave:

Sujeito. Teoria do sujeito. Ser autista.

Resumo

Universal por estar no direito e particular por estar fora do direito, o “sujeito” objeto de referência neste trabalho é o “autista”. A escolha do direito determinou a escolha do sujeito. Esta escolha garantiu a definição do sistema social e do sistema jurídico. O sistema médico foi definido segundo o modo como os autistas se viam ou eram vistos no sistema social. O sistema de pensamento foi delimitado segundo tradições intelectuais que problematizam o “sujeito” de acordo com questões semelhantes àquelas formuladas pelos demais sistemas ou campos empíricos. Este esquema metodológico de investigação possui como objetivo reconhecer a existência de distintas perspectivas sob as quais o “sujeito” existe, se manifesta e é concebido por dentro dos sistemas e entre eles. Do ponto de visto teórico, o objetivo deste trabalho consiste em pensar uma hipótese teórica sobre o “sujeito do direito” com base no pressuposto segundo o qual o universal do direito não resulta da pluralidade do sujeito.

Biografia do Autor

Ricardo Nery Falbo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Direito pela Universidade Gama Filho (1994), doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2004) e pós-doutorado em direitos humanos pela Université Paris 2. Atualmente, como adjunto da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, leciona sociologia jurídica na graduação e epistemologia das ciências sociais na pós-graduação (mestrado e doutorado), em Teoria e Filosofia do Direito. Tem experiência na área de Sociologia e Filosofia, com ênfase em DIREITOS HUMANOS, atuando principalmente nos seguintes temas: criança e adolescente, cidadania e poder judiciário, direitos humanos e multiculturalismo, movimentos sociais urbanos e quilombolas.

Attila Ruschi Secchin

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Downloads

Publicado

2019-01-15

Como Citar

Falbo, R. N., & Secchin, A. R. (2019). O QUE CONSTITUI O SUJEITO QUE ESTÁ EM TODA A PARTE? OU O PROBLEMA DA IRREDUTIBILIDADE DA PLURALIDADE À UNIVERSALIDADE. Revista Da Faculdade De Direito Da UERJ - RFD, (34), 26–57. https://doi.org/10.12957/rfd.2018.39458