OS TEÓLOGOS IBÉRICOS DA SEGUNDA ESCOLÁSTICA E A FUNDAÇÃO DA ECONOMIA MODERNA

Autores

  • Antônio Celso Alves Pereira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/rfd.2018.39457

Palavras-chave:

Segunda Escolástica. Escolástica Tardia. Economia Moderna. Mercantilismo. Era Moderna. Escola de Salamanca. Império Espanhol.

Resumo

Pretendo, neste texto, discutir o pioneirismo teórico-econômico dos teólogos-juristas dominicanos e jesuítas, professores nas grandes universidades ibéricas, que integraram a segunda escolástica, ou escolástica tardia, no século XVI e nas primeiras décadas do século XVII. Segundo Schumpeter, foi “no contexto dos seus sistemas de teologia moral e direito que a economia adquiriu uma existência definida, se não separada, e são eles que se aproximam, mais do que qualquer outro grupo, da condição de ‘fundadores’ da economia científica”.

Biografia do Autor

Antônio Celso Alves Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Veiga de Almeida. Presidente da Sociedade Brasileira de Direito Internacional. Sócio Titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Reitor da UERJ-1996-2000.

Downloads

Publicado

2018-01-31

Como Citar

Pereira, A. C. A. (2018). OS TEÓLOGOS IBÉRICOS DA SEGUNDA ESCOLÁSTICA E A FUNDAÇÃO DA ECONOMIA MODERNA. Revista Da Faculdade De Direito Da UERJ - RFD, (34), 1–25. https://doi.org/10.12957/rfd.2018.39457