TENSÃO ENTRE PROPRIEDADE PRIVADA E MEIO AMBIENTE À LUZ DA MULTIPOLARIDADE

Autores

  • Giselle Marques Araujo Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.12957/rfd.2019.27815

Palavras-chave:

constitucionalismo, direitos fundamentais, propriedade privada, meio ambiente

Resumo

Resumo: O objetivo deste artigo é investigar em que medida o direito de propriedade vem sendo atingido pelo processo de constitucionalização, em especial verificando se poderia continuar a ser considerado um “direito fundamental”, já que frontalmente atingido pela obrigatoriedade de atender à função social e ambiental. A reflexão se desenvolve sob o referencial teórico da Teoria Geral dos Direitos Fundamentais, trazendo à luz a proposta de ponderação na perspectiva multipolar elaborada por Christian Calliess, que destaca a proteção ambiental como verdadeira condição de legitimidade do Estado de Direito. A conclusão é no sentido de que a propriedade continua a ser um direito fundamental, porém apresentando atualmente um novo perfil ambientalmente qualificado, no qual a intervenção do Estado em favor da sociedade e do ambiente pode e deve ocorrer, porém adstrita a limitar o mínimo possível os direitos de liberdade. O artigo apresenta, ainda, estudos acerca de como as Constituições de outros países, em especial a Alemanha, tratam a questão da proteção ambiental.

Biografia do Autor

Giselle Marques Araujo, Universidade Católica Dom Bosco

Advogada. Doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida. Mestre em Direito pela Universidade Gama Filho; Professora Titular de Direito Civil da Universidade Católica Dom Bosco. Ex-bolsista Nota 10 da FAPERJ.

Downloads

Publicado

2019-07-16

Como Citar

Araujo, G. M. (2019). TENSÃO ENTRE PROPRIEDADE PRIVADA E MEIO AMBIENTE À LUZ DA MULTIPOLARIDADE. Revista Da Faculdade De Direito Da UERJ - RFD, (35), 222–241. https://doi.org/10.12957/rfd.2019.27815