OS IMPACTOS DAS VIBRAÇÕES DAS CADEIRAS DE RODAS EM VIAS PÚBLICAS À LUZ DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS: UMA ANÁLISE TRANSDICIPLINAR.

Autores

  • CARLA RIBEIRO VOLPINI SILVA Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Universidade de Itaúna (UIT)
  • MARIANA RIBEIRO VOLPINI LANA FUMEC/MG ESTACIO DE SÁ
  • MARIA LÚCIA MACHADO DUARTE Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.12957/rfd.2018.19219

Palavras-chave:

mobilidade, dignidade humana, acessibilidade urbana.

Resumo

A dignidade da pessoa possui estreita relação com o direito à igualdade: consiste em um atributo que assegura a todos os indivíduos condições existenciais mínimas para uma vida saudável. O objetivo do artigo é demonstrar os efeitos nocivos das vibrações das cadeiras de rodas nas vias públicas, através do estudo de publicações científicas sobre a Vibração de Corpo Inteiro - VCI

Biografia do Autor

CARLA RIBEIRO VOLPINI SILVA, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Universidade de Itaúna (UIT)

Doutora em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Direito Internacional e Comunitário Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Direito Processual pelo IEC/PUCMINAS. Professora do Departamento de Direito Público da UFMG e Professora do Programa de Pós-graduação da Universidade de Itaúna/MG.

MARIANA RIBEIRO VOLPINI LANA, FUMEC/MG ESTACIO DE SÁ

Doutora (2015) e Mestre em Bioengenharia pela UFMG (2010); Especialista em Fisioterapia Neurológica pela FCMMG (2005); graduada em Fisioterapia pela PUC-MG (2004). Especialista no método Neuroevolutivo Bobath Básico Infantil, Adulto e Baby. Possui experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Bioengenharia, atuando principalmente nos seguintes temas: cadeira de rodas, assento articulado e mobilidade pélvica, além de órteses e equipamentos terapêuticos para reabilitação.

MARIA LÚCIA MACHADO DUARTE, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC/MG (1987), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE/UFRJ (1990) e doutorado em Mechanical Engineering pelo Imperial College of Science Technology And Medicine (1996). Trabalha deste 1996 na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no Departamento de Engenharia Mecânica (DEMEC), sendo atualmente professora Titular desta instituição. É revisora de algumas revistas e congressos. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica e Civil com ênfase em Dinâmica dos Corpos Rígidos, Elásticos e Plásticos. Atua em Vibrações Mecânicas e VibraçõesHumanas, além de Acústica em geral, com foco em Análise Modal, Detecção e Localização de Danos em Estruturas, Manutenção Preditiva por Análise de Vibrações. A área de pesquisa atual tem sido Vibrações Humanas, principalmente relacionada aos efeitos da Vibração de Corpo Inteiro (VCI) no conforto, saúde e realização de tarefas (nas mais diversas áreas: Engenharias Mecânica e Civil, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Educação Física, dentre outras). Também tem interesse em Vibração de Mãos-e-braços (VMB).

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Publicado

2019-01-15

Como Citar

VOLPINI SILVA, C. R., LANA, M. R. V., & DUARTE, M. L. M. (2019). OS IMPACTOS DAS VIBRAÇÕES DAS CADEIRAS DE RODAS EM VIAS PÚBLICAS À LUZ DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS: UMA ANÁLISE TRANSDICIPLINAR. Revista Da Faculdade De Direito Da UERJ - RFD, (34), 101–118. https://doi.org/10.12957/rfd.2018.19219