OPEN INNOVATION E O PAPEL INSTRUMENTALIZADOR DOS CONTRATOS

Autores

  • Raphaela Magnino Rosa Portilho Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • José Carlos Vaz e Dias Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Leonardo da Silva Sant'Anna Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/rfd.2018.18126

Palavras-chave:

open innovation, mercado, contratos, propriedade intelectual

Resumo

O presente trabalho tem por escopo o exame do paradigma proposto por Henry Chesbrough (2003) como emergente em termos de inovação, qual seja: Open Innovation. À medida que o referido paradigma trata inovação como um sistema aberto, pautado na busca de fontes externas e internas para a Pesquisa & Desenvolvimento, propõe-se uma abordagem do mesmo a partir da análise do mercado (e suas dimensões política, econômica, social e jurídica) enquanto eixo de estudo do direito comercial, destacando-se a relevância dos contratos e o papel desempenhado pelos mesmos na gestão jurídica no cenário de inovação aberta. Para tanto, emprega-se a metodologia de análise de conteúdo e pesquisa qualitativa, a partir da técnica de documentação indireta. O trabalho tem sua relevância justificada pelo entendimento da inovação como vetor de desenvolvimento socioeconômico, o que demanda atenção da Academia acerca dos paradigmas que a conformam.

Biografia do Autor

Raphaela Magnino Rosa Portilho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel e Mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Jnaeiro (UERJ). Linha de Pesquisa: Empresa e Atividades Econômicas.

José Carlos Vaz e Dias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Adjunto.

Departamento de Direito Comercial e do Trabalho

Leonardo da Silva Sant'Anna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Adjunto

Departamento de Direito Comercial e do Trabalho.

Downloads

Publicado

2019-01-15

Como Citar

Magnino Rosa Portilho, R., Vaz e Dias, J. C., & da Silva Sant’Anna, L. (2019). OPEN INNOVATION E O PAPEL INSTRUMENTALIZADOR DOS CONTRATOS. Revista Da Faculdade De Direito Da UERJ - RFD, (34), 77–100. https://doi.org/10.12957/rfd.2018.18126