Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista de Fotografia Científica Ambiental?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Submissão do manuscrito

Ao submeter um manuscrito, os autores devem estar seguros de que o trabalho descrito:

 

Não tenha sido previamente publicado;

 

Não esteja sob consideração para publicação em qualquer outra revista;

 

Tenha sua publicação aprovada por todos os coautores, se houver, bem como pelas autoridades responsáveis do instituto onde o trabalho foi realizado. Os editores não serão considerados legalmente responsáveis caso haja eventuais pedidos de indenização.

 

Submissão online

A submissão dos manuscritos deve ser realizada através da plataforma online contida neste website. Caso você possua dúvidas ou problemas durante a submissão, sinta-se livre para nos contatar através do e-mail fociamb@gmail.com. Durante a submissão, os autores deverão anexar:

 

1) Carta de apresentação: a) breve descrição das novidades e avanços científicos contidos no manuscrito submetido e sua relevância para a revista; b) sugestão de no mínimo dois possíveis revisores para o manuscrito, os quais devem atuar na área referente ao tema do manuscrito e não devem possuir vínculos com qualquer um dos autores.

 

2) Texto principal em concordância com as normas da revista.

 

3) Fotografias e gráficos (quando houver) em arquivos separados (tamanho máximo por arquivo 8 MB) contendo o nome referente ao posicionamento da figura no texto principal (exemplos: Figura 1, Figura 2).

 

Idioma

Os manuscritos devem ser elaborados em português, espanhol ou inglês. Caso os autores não sejam falantes nativos, recomendamos que seja realizada a revisão do manuscrito por um falante nativo da língua selecionada ou um tradutor profissional antes da submissão. Manuscritos com deficiências na neste quesito serão imediatamente devolvidos aos autores.

 

Estilo Científico

Utilize sempre sinais e símbolos em conformidade com o Sistema Internacional de Unidades

 

Gêneros e nomes de espécies devem ser escritos em itálico.

 

Devem ser detalhados os equipamentos utilizados para a realização das fotografias contidas no manuscrito. Os autores devem mencionar o modelo da câmera, objetivas e outros acessórios e as especificações técnicas das imagens.

 

PREPARAÇÃO DO MANUSCRITO

O texto principal deve ser editado em Microsoft Word (.doc, .docx) e seguir as seguintes formatações:

 

Página formato A4 (21.0 x 29.7 cm), fonte Times New Roman (inclusive nas tabelas, gráficos e legendas), tamanho 12, espaço 1,5 entre as linhas, parágrafo alinhado à esquerda e margens de 2.0 cm em todos os lados.

 

Use a função de numeração de páginas automática para numerar as páginas e também a função linhas numeradas.

 

As tabelas devem ser enviadas sem formatação.

 

Notas de rodapé são permitidas apenas nas tabelas.

 

ESTRUTURA DO MANUSCRITO

 

Folha de rosto (página 1)

A folha de rosto deverá conter:

 

Categoria do manuscrito: artigo completo, nota técnica/comunicação curta (até quatro páginas em sua versão final), revisão ou editorial.

 

Título conciso e informativo do trabalho (máximo 150 caracteres). Ao citar o nome de uma espécie no título, os autores devem incluir o autor da espécie, ano de descrição e grupo ao qual pertence a espécie, conforme o exemplo: Eustala perfida Mello-Leitão, 1947 (Araneae: Araneidae).

 

Nome completo, afiliação e e-mail de todos os autores. E-mail do autor para correspondência em negrito.

 

Resumos na língua do artigo e em outra de livre escolha (português, espanhol e inglês) contendo entre 150 a 250 palavras. Ao citar uma espécie no resumo, não incluir autor, ano e grupo ao qual o organismo pertence.

 

De quatro a seis palavras-chave organizadas em ordem alfabética, iniciadas com letra minúscula (exceto nomes) e separadas por vírgula. Sugerimos evitar o uso de palavras já citadas no título do manuscrito.

 

Texto principal (início em página 2)

O texto principal deve conter: Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão,

Conclusão (caso os autores considerarem necessário), Agradecimentos, Referências, Legendas das figuras e Tabelas. O nome de cada seção deve ser escrito em letras maiúsculas, negrito e alinhado à esquerda. Ao final de cada seção, pressione Ctrl + Enter para iniciar a próxima seção em uma nova página.

 

Introdução (deve ser apresentado o plano de fundo teórico em que o estudo foi inserido, objetivos e hipóteses).

 

Material e Métodos (apresentação da área onde o estudo foi realizado, descrição detalhada dos equipamentos e técnicas realizados no trabalho, análises estatísticas e demais informações pertinentes).

 

Resultados (decorrentes do que foi descrito no item Material e Métodos)

 

Discussão (essa seção deve conter a interpretação dos resultados obtidos, comparação com os resultados já existentes na literatura, avanços científicos proporcionados pelo estudo e perspectivas futuras).

 

Conclusão (somente se necessário, a critério dos autores).

 

Agradecimentos (citar Instituições, pessoas e processos de auxílio financeiro que proveram suporte significativo na execução do estudo).

 

Referências (listar somente as citadas no corpo do texto).

 

Artigos de revistas

Autor A. Ano. Título do artigo. Título da revista 00(0): 00-00. doi:

Autor A, Autor B. Ano. Título do artigo. Título da revista 00(0): 00–00. doi:

Autor A, Autor B, Autor C. Ano. Título do artigo. Título da revista 00(0): 00–00. doi:

 

Capítulo em um volume editado

Autor A, Autor B, Autor C. Ano. Título do capítulo. pp. 00–00, em A Editor e B Editor (eds.). Título do livro: subtítulo, nº da edição. Título da série, volume da série. Cidade: Editora.

 

Livros

Autor A, Autor B, Autor C. Ano. Título do livro: subtítulo, nº da edição. Título da série, volume da série. Cidade: Editora. Volume do livro: 000 pp.

 

Sites ou banco de dados online

Autor. Ano. Título do banco de dados, Versão. Site da editora. Disponível em: url. Acesso em: data de acesso.

Autor. Ano. Título da webpage, em Editor (ed.). Site da editora. Disponível em: url. Acesso em: data de acesso.

 

Substitua Ano por [Ano] (ano acessado dentro de colchetes) caso nenhuma data seja fornecida no próprio trabalho.

 

Se não houver autor no trabalho, use o nome da editora ou órgão responsável.

 

Use acrônimo para nomes de organização longos (ao citar no texto).

 

Mapas

Cartógrafo. Ano. Título do mapa, número do mapa [mapa], edição. Série do mapa, Escala. Cidade: Editora.

 

Exemplo: Centre for Topographic Information. 2000. Trenton, Ontario, 31 C/04 [map], 7th edition. National Topographic System of Canada, 1: 50,000. Ottawa: Natural Resources Canada.

 

 

Evite literatura cinzenta

"Literatura cinzenta (grey literature)" é a literatura científica ou técnica que não está disponível através das fontes bibliográficas habituais, tais como bancos de dados ou índices, isto é, não podem ser facilmente encontrados através de canais convencionais, tais como revistas científicas regulares ou pela internet (periódicos científicos de acesso aberto). Relatórios técnicos, pré-impressões, relatórios de comissões, resumos (conferências, congressos e simpósios), bem como trabalhos inéditos (monografias, dissertações e teses), são geralmente considerados literatura cinzenta. Se estritamente necessário, a adequação destes tipos de documentos será considerada caso-a-caso pelo Editor de Área e revisores. Se a citação for aceita, estes trabalhos devem ser citados da seguinte maneira:

 

Trabalhos não publicados

Autor. Ano. Título [informação não publicada]. Relatório ou número do projeto. Cidade: organização. Páginas. url

 

Exemplos:

Kalas, L. 1981. Land snails (Mollusca: Gastropoda) from northern Alaska and northwestern Canada [unpublished report]. Burlington, ON: National Water Research Institute, Canada Centre for Inland Waters. 173 + [133] pp.

 

Costa, H.C. 2010. Revisão Taxonômica de Drymoluber Amaral, 1930 (Serpentes, Colubridae). M.Sc. dissertation. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa. 72 pp.

 

Artigos em impressão/aceitos

Artigos "no prelo/aceitos" devem ser referidos somente se o autor já recebeu a aceitação formal/final pelo editor da revista para a qual o trabalho foi submetido.

 

Legendas das figuras (as legendas devem ser apresentadas na sequência em que foram inseridas no texto, uma legenda por páginas, seguindo o seguinte formato: Fig 1. A. Texto., B. Texto. [ctel+enter] Fig. 2. Texto. [ctel+enter] Fig. 3. Texto. E assim sucessivamente

 

Citações dentro do texto

As citações dos autores no corpo do texto devem seguir os seguintes modelos:

 

Um autor: (Silva 2015) ou Silva (2015).

Dois autores: (Souza and Silva 2015), Souza and Silva (2015).

Três ou mais autores: (Silva et al. 2015) ou Silva et al. (2015).

 

Na primeira vez que cada espécie for citada no corpo do texto, deve ser mencionado o nome binomial completo, autor da espécie e ano da descrição, conforme o exemplo: Eustala perfida Mello-Leitão, 1947. As citações subsequentes de cada espécie não devem conter autor e ano, e devem apresentar o epíteto genérico abreviado (exemplo: E. perfida). A citação do nome popular fica a critério do(s) autor(es).

 

Fotografias

Essa publicação digital pretende ser referência de excelência no uso da fotografia dentro de pesquisa científica. Portanto, as fotografias incluídas nos manuscritos devem necessariamente possuir alto padrão de qualidade técnica e estética e preocupações éticas. A seguir algumas considerações sobre estes aspectos.

 

1. Os autores dos manuscritos devem confirmar a autoria das fotografias contidas no trabalho ao preencher e assinar o temo de autorização de uso de imagens e textos. Em casos excepcionais em que os autores usem fotografias de terceiros, é necessário autorização assinada do(s) detentor(es) dos direitos autorais da(s) fotografia(s).

 

2. Fotografias manipuladas, não éticas e/ou abusivas não serão aceitas. Como exceção, caso a manipulação fotográfica seja parte do estudo e apresente relevância científica, cada passo da manipulação deve ser descrito em detalhes na seção Material e Métodos do manuscrito.

 

3. Nós aceitamos pequenos ajustes de luz e cor, bem como recortes nas fotografias. Seja ético e cuidadoso na pós-produção das imagens. Caso você não se sinta confortável e qualificado nesta etapa você pode nos enviar, em adição ao arquivo em alta resolução, uma fotografia em baixa resolução (72 dpi, 700 px) contendo instruções sobre os ajustes necessários e nós o ajudaremos.

 

4. Recomendamos o envio de fotografias em sua máxima resolução e prontas para a publicação. Sempre tenha certeza de que possua os arquivos originais das fotografias (RAW, TIFF, JPGE, preferencialmente RAW), pois estes arquivos podem ser solicitados pelos editores e revisores, se necessário.

 

5. Os editores de fotografia desta revista são autorizados a realizar os ajustes e tratamentos finais nas fotografias, se necessário e com a autorização dos autores, para utilização nos artigos e website da revista.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição da autoria original obrigatória, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.



Licença Creative Commons
A Revista de Fotografia Científica Ambiental está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.