A dimensão investigativa na formação em Serviço Social a partir das Diretrizes Curriculares de 1996

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2023.76086

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apreender a dimensão investigativa na formação acadêmico- profissional de assistentes sociais a partir da lógica curricular proposta pelas Diretrizes Curriculares da ABEPSS de 1996. Defende-se a tese de que esta lógica, ancorada no método materialista histórico-dialético, tem na dimensão investigativa uma condição intrínseca na junção entre formação e realidade social. Cabe destacar que as reflexões e análises aqui desenvolvidas são resultado de revisão teórico-bibliográfica de autores do Serviço Social, que discutem a temática em questão aportados na teoria social marxista. Os resultados apontam que captar o lugar que a investigação ocupa na formação é apreender os fundamentos do Serviço Social como unidade, sabendo que cada componente curricular, a partir de suas particularidades na totalidade dos conteúdos, deve pensar em como formar esse perfil investigativo na direção social do projeto profissional.

Palavras-chave: Fundamentos do Serviço Social; Diretrizes Curriculares da ABEPSS; Dimensão Investigativa

Biografia do Autor

Luciane Francielli Zorzetti Maroneze, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Universidade Estadual do Paraná, Apucarana, PR, Brasil. E-mail: lucianemaroneze@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0005-2495-5826.

Sandra Lourenço de Andrade Fortuna, Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil. E-mail: sanlou@uel.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3383-4461.

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Publicado

31-05-2023

Como Citar

Maroneze, L. F. Z., & Fortuna, S. L. de A. (2023). A dimensão investigativa na formação em Serviço Social a partir das Diretrizes Curriculares de 1996. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 21(52). https://doi.org/10.12957/rep.2023.76086

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier