Entre a tempestade sangrenta e a silenciada bonança: a “democracia vulgar” nos processos políticos do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2022.68504

Resumo

O presente estudo objetiva investigar a particularidade da construção da “democracia vulgar” no processo da revolução burguesa no Brasil e as condições que possibilitaram que parte significativa da vida republicana se configurasse como um contínuo reiterar de formas autocráticas de resolução do antagonismo de classe, “pinceladas” com alguns escassos interstícios democráticos pouco substantivos. Partindo da afirmação da existência de uma similitude analítica contida na divisão marxiana entre economia política clássica/economia vulgar e entre democracia/democracia vulgar, analisaremos o terreno sob o qual a via repressiva de neutralização das lutas dos trabalhadores se consolidou na formação social brasileira. Finalizaremos explicitando como o processo de fascistização que envolve o fenômeno sócio-cultural e político do bolsonarismo e a ascensão do governo Bolsonaro estão vinculados aos elementos da história de longa duração que se constituem como determinações fundamentais da formação social brasileira e o caráter extremamente violento assumido pela luta de classes no país.

Palavras-Chave: democracia; Brasil; revolução burguesa; processos de fascistização; bolsonarismo.

Biografia do Autor

Douglas Ribeiro Barboza, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil. E-mail: douglasrb@id.uff.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8151-8511.

Downloads

Publicado

25-07-2022

Como Citar

Barboza, D. R. (2022). Entre a tempestade sangrenta e a silenciada bonança: a “democracia vulgar” nos processos políticos do Brasil. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 20(50), 35–60. https://doi.org/10.12957/rep.2022.68504

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier