A Política Nacional de Saúde Mental brasileira: breve análise estrutural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2022.63480

Resumo

Este ensaio visa problematizar a política nacional de saúde mental brasileira por meio de uma análise estrutural que considere os desdobramentos políticos nesse campo. Como aporte teórico-metodológico, recorre-se ao conceito de hegemonia, assim como a conceituação paradigmática de Costa-Rosa. A Lei da Reforma Psiquiátrica, fruto do processo de luta, ao redirecionar o modo de atenção do tratamento asilar para o territorial abriu uma importante brecha para a superação do paradigma psiquiátrico hospitalocêntrico medicalizador pelo paradigma psicossocial. Todavia, na última década a política de saúde mental tem sofrido um conjunto de retrocessos por meio de resoluções e portarias, trazendo de volta obsoletos estabelecimentos e antigas práticas. O paradigma psiquiátrico não somente continua a ser hegemônico como também tem ampliado sua hegemonia.

                                                                                                                                                                                 

Palavras-Chave: política de saúde; saúde mental; reforma psiquiátrica; hegemonia; paradigma.

Biografia do Autor

Sara Mexko, Centro de Atenção Psicossocial I (CAPS I)

Psicóloga pela Universidade Estadual de Maringá, UEM/PR. Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Mestre e doutora em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, SP.

Psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial I. 

Silvio José Benelli, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Psicólogo e mestre em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, SP. Doutor em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia, USP, São Paulo.

Professor assistente doutor no Depto. de Psicologia Clínica e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, SP. 

Downloads

Publicado

13-01-2022

Como Citar

Mexko, S., & Benelli, S. J. (2022). A Política Nacional de Saúde Mental brasileira: breve análise estrutural. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 20(49). https://doi.org/10.12957/rep.2022.63480