A Luta antimanicomial nos governos democrático-populares: contribuições para um balanço a realizar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2022.63479

Resumo

Expressando, em âmbito particular, uma luta mais geral – a luta de classes, no seu conjunto – o movimento antimanicomial brasileiro desenvolveu-se de forma conectada com a trajetória do Partido dos Trabalhadores (PT), que se constituiu como a principal mediação consciente da classe, no seu conjunto, no ciclo histórico recente. O presente artigo, partindo desta premissa, abordará, de forma sintética, elementos deste desenvolvimento nos seus últimos anos, abordando aspectos desta interação que se apresentam no período que abrange os anos dos governos democrático-populares, ponto de maior amadurecimento da estratégia petista, que se realiza com a chegada ao governo, após um longo percurso de importantes metamorfoses. Os dilemas e impasses vividos na trajetória antimanicomial serão pensados de forma articulada àqueles experimentados pela classe no seu conjunto. Esperamos, desta forma, contribuir para um balanço necessário, que ainda se encontra por fazer.

 

Palavras-Chave: movimento antimanicomial brasileiro; Partido dos Trabalhadores; estratégia democrática e popular; luta de classes.

Biografia do Autor

Daniela Albrecht, Prefeitura do Rio de Janeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DESSAUDE/UERJ)

Graduada em psicologia, mestre em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ), doutora em Serviço Social (ESS/UFRJ). Psicóloga da SMS/Prefeitura do Rio de Janeiro e do DESSAUDE/UERJ.

Downloads

Publicado

13-01-2022

Como Citar

Albrecht, D. (2022). A Luta antimanicomial nos governos democrático-populares: contribuições para um balanço a realizar. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 20(49). https://doi.org/10.12957/rep.2022.63479