Formação em tempos de pandemia: análise das atividades formativas desenvolvidas pelos cursos presenciais de Serviço Social no ano de 2020
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2021.60307Resumo
O artigo apresenta resultados parciais do projeto de pesquisa intitulado Ensino superior e cursos de Serviço Social no Brasil: monitoramento e análise do processo de expansão, perfil profissional e propostas curriculares, que se voltou para o acompanhamento da formação, no período da pandemia do coronavírus, em cursos presenciais de Serviço Social, públicos e privados. Justifica-se tendo em vista a tendência de crescente movimento de ampliação de matrículas em cursos de EaD e, por sua vez, uma clara retração nas matrículas em cursos presenciais privados de Serviço Social, o que se aprofundou com a pandemia. Quanto aos procedimentos metodológicos, foram enviados formulários às coordenações de cursos de graduação presenciais de Serviço Social, públicos e privados, em todo o país. Buscou-se apreender quais atividades formativas foram (ou não) desenvolvidas nos dois períodos letivos de 2020 e quais as estratégias desenvolvidas para a consecução das mesmas. Salienta-se que os resultados apresentados no presente artigo são parciais, dado que a pesquisa permanece em curso e acompanhando o que vem ocorrendo na formação em tempos de pandemia. Desse modo, trata-se aqui da apresentação de um primeiro momento da pesquisa, mas que nos traz achados interessantes para pensar a formação, seus desafios e limites no delicado momento que vivenciamos.
Palavras-Chave: ensino superior brasileiro; formação em Serviço Social; pandemia Covid-19.
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