Formação em tempos de pandemia: análise das atividades formativas desenvolvidas pelos cursos presenciais de Serviço Social no ano de 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2021.60307

Resumo

O artigo apresenta resultados parciais do projeto de pesquisa intitulado Ensino superior e cursos de Serviço Social no Brasil: monitoramento e análise do processo de expansão, perfil profissional e propostas curriculares, que se voltou para o acompanhamento da formação, no período da pandemia do coronavírus, em cursos presenciais de Serviço Social, públicos e privados. Justifica-se tendo em vista a tendência de crescente movimento de ampliação de matrículas em cursos de EaD e, por sua vez, uma clara retração nas matrículas em cursos presenciais privados de Serviço Social, o que se aprofundou com a pandemia. Quanto aos procedimentos metodológicos, foram enviados formulários às coordenações de cursos de graduação presenciais de Serviço Social, públicos e privados, em todo o país. Buscou-se apreender quais atividades formativas foram (ou não) desenvolvidas nos dois períodos letivos de 2020 e quais as estratégias desenvolvidas para a consecução das mesmas. Salienta-se que os resultados apresentados no presente artigo são parciais, dado que a pesquisa permanece em curso e acompanhando o que vem ocorrendo na formação em tempos de pandemia. Desse modo, trata-se aqui da apresentação de um primeiro momento da pesquisa, mas que nos traz achados interessantes para pensar a formação, seus desafios e limites no delicado momento que vivenciamos.

 

Palavras-Chave: ensino superior brasileiro; formação em Serviço Social; pandemia Covid-19.

Biografia do Autor

Larissa Dahmer Pereira, Universidade Federal Fluminense

Docente da Escola de Serviço Social da UFF. Doutora em Serviço Social (UFRJ) e pós-doutora em educação (UFRJ). Pesquisadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional da UFF. Pesquisadora do CNPQ, bolsista em produtividade nível 2. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre Trabalho, Educação e Serviço Social (Teia).

Andreza Telles, Universidade Federal Fluminense

Assistente social (UFF) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional da UFF. Pesquisadora do Teia. Bolsista TCT da Faperj.

Gabriella de Souza Lopes, Universidade Federal Fluminense

Graduanda em Serviço Social pela UFF. Bolsista de Iniciação Científica Pibic/CNPq. Pesquisadora do Teia.

Downloads

Publicado

08-07-2021

Como Citar

Pereira, L. D., Telles, A., & Lopes, G. de S. (2021). Formação em tempos de pandemia: análise das atividades formativas desenvolvidas pelos cursos presenciais de Serviço Social no ano de 2020. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 19(48). https://doi.org/10.12957/rep.2021.60307

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier