Pandæmonium educacional? – Para um manifesto docente contra a “distância social"
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2021.60306Resumo
O ano de 2020 começou com duas convulsões socio-metabólicas (MÉSZÁROS, 2009) fulcrais: o aprofundamento da crise capitalista global e, desde meados de janeiro, a difusão planetária do novo coronavírus. Desde então, a partir de meados de março, escolas, institutos e universidades de educação básica, profissional e superior suspenderam as suas actividades e diferentes sectores estão sendo obrigados a interromper parte de seus processos produtivos e serviços, ainda que de forma desigual, no planeta. Qual deve ser a posição dos professores diante de todos esses processos e eventos histórico-mundiais? A instrução remota emergencial e a digitalização dos processos de aprendizagem estarão escritas nas estrelas de nosso destino colectivo? Será que o desenvolvimento físico e psíquico de crianças e jovens passará incólume? Podem os saberes objectivos serem reduzidos a descriptores de competências? Qual dever ser o papel das tecnologias de informação na educação pública? Existe alguma alternativa hegemônica viável a esta nova distopia educacional 4.0? O que fazer? E por onde começar?
Palavras-Chave: pedagogia histórico-crítica; o ato docente na era de sua reprodutibilidade técnica; educação a distância; educação como mercadoria; pandemia do novo coronavírus.
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