Pandæmonium educacional? – Para um manifesto docente contra a “distância social"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2021.60306

Resumo

 O ano de 2020 começou com duas convulsões socio-metabólicas (MÉSZÁROS, 2009) fulcrais: o aprofundamento da crise capitalista global e, desde meados de janeiro, a difusão planetária do novo coronavírus. Desde então, a partir de meados de março, escolas, institutos e universidades de educação básica, profissional e superior suspenderam as suas actividades e diferentes sectores estão sendo obrigados a interromper parte de seus processos produtivos e serviços, ainda que de forma desigual, no planeta. Qual deve ser a posição dos professores diante de todos esses processos e eventos histórico-mundiais? A instrução remota emergencial e a digitalização dos processos de aprendizagem estarão escritas nas estrelas de nosso destino colectivo? Será que o desenvolvimento físico e psíquico de crianças e jovens passará incólume? Podem os saberes objectivos serem reduzidos a descriptores de competências? Qual dever ser o papel das tecnologias de informação na educação pública? Existe alguma alternativa hegemônica viável a esta nova distopia educacional 4.0? O que fazer? E por onde começar?

 

Palavras-Chave: pedagogia histórico-crítica; o ato docente na era de sua reprodutibilidade técnica; educação a distância; educação como mercadoria; pandemia do novo coronavírus.

Biografia do Autor

Raquel Varela, Universidade Nova de Lisboa e Instituto Internacional de História Social (Amsterdã)

Universidade Nova de Lisboa e Instituto Internacional de História Social (Amsterdã). Coordenadora Principal do Grupo de História Global do Trabalhos e dos Conflitos Sociais.

Roberto Della Santa, Universidade Nova de Lisboa e Universidade Federal Fluminense (Niterói)

Universidade Nova de Lisboa e Universidade Federal Fluminense (Rio de Janeiro). Coordenador Científico do Observatório para as Condições de Vida e Trabalho.

Downloads

Publicado

08-07-2021

Como Citar

Varela, R., & Della Santa, R. (2021). Pandæmonium educacional? – Para um manifesto docente contra a “distância social". Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 19(48). https://doi.org/10.12957/rep.2021.60306

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier