Classe trabalhadora, precarização e resistência no Brasil da pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2021.60293

Resumo

O presente artigo analisa as relações entre trabalho e política no Brasil da pandemia. Isso é feito indicando os processos políticos e sociais que constituíram o mundo do trabalho atual no país, identificando as linhas mestras que o caracterizam, bem como apontando algumas formas de resistência que vêm sendo agenciadas pela classe trabalhadora e movimentos sociais para lhes fazer frente. Partimos da ideia de que o cenário de vida e trabalho no país mesmo antes da chegada da pandemia já tinha a marca da desproteção social, precarização, informalidade e desemprego. A emergência sanitária da Covid-19 deixa isso escancarado e torna mais graves os seus impactos. É por isso que as demandas apresentadas pela classe trabalhadora nesse contexto, ao mesmo tempo em que trazem a lume as agruras que passam em sua atividade laboral presente, lançam luz sobre os processos sociais e de trabalho que foram destituídos e constituídos no Brasil dos últimos anos, bem como apontam para futuros desdobramentos.

 

Palavras-Chave: trabalho; classe trabalhadora; precarização; sindicatos; movimentos sociais.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Santana, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Titular de Sociologia do Departamento de Sociologia (DS) e do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA-UFRJ). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Foi visiting PhD Student na University of Manchester (1995/1996), com bolsa da CAPES. Realizou Pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) (2005-2006), com bolsa do CNPq. 

Downloads

Publicado

08-07-2021

Como Citar

Santana, M. A. (2021). Classe trabalhadora, precarização e resistência no Brasil da pandemia. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 19(48). https://doi.org/10.12957/rep.2021.60293

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier