As mulheres católicas e as origens do Serviço Social: o caso do Instituto Social do Rio de Janeiro (1937-1947)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2021.56088

Resumo

O artigo trata das origens religiosas e conservadoras do Serviço Social e da agência das mulheres católicas na organização da ação social e das escolas de educação familiar e doméstica. A primeira parte do artigo aborda as relações entre o catolicismo e o engajamento feminino na ação social. Na segunda parte o foco se volta para as religiosas da Sociedade das Filhas do Coração de Maria e para Stella de Faro, liderança da Ação Católica Brasileira, na criação da primeira escola católica de Serviço Social do Rio de Janeiro, o Instituto Social.

 

Palavras-Chave: catolicismo; conservadorismo; mulheres; ação social; Serviço Social

Biografia do Autor

Ana Paula Vosne Martins, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com pós-doutorado na Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ e na Universidade Federal Fluminense. É professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História na Universidade Federal do Paraná e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero nesta universidade. É bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Downloads

Publicado

15-01-2021

Como Citar

Martins, A. P. V. (2021). As mulheres católicas e as origens do Serviço Social: o caso do Instituto Social do Rio de Janeiro (1937-1947). Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 19(47). https://doi.org/10.12957/rep.2021.56088

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier