Exclusão “da” e “na” educação superior: os desafios de acesso e permanência para a população trans

Autores

  • Milena Carlos de Lacerda Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Guilherme Almeida Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2021.56087

Resumo

Considerando que o ingresso nas instituições universitárias não é experiência comum às/aos travestis e transexuais brasileiras/os, o presente artigo objetiva refletir acerca dos desafios que atravessam o acesso e a permanência das pessoas trans, a partir da experiência da Universidade Federal do Tocantins. Neste aspecto, a pesquisa documental empreendeu uma análise dos dois dispositivos centrais que aparecem como os indicadores mais evidentes da formalização desta população no ambiente universitário: o nome social e o uso autorreferido dos banheiros. Essas questões relacionam-se à adequação do ambiente educacional, à promoção da diversidade sexual e à expressão/identidade de gênero como condição indispensável para garantir o direito à educação às pessoas em condições precárias de vida social, alijadas dos direitos fundamentais e expostas à margem do convívio social.

 

Palavras-Chave: acesso; permanência; universidades; nome social.

Biografia do Autor

Milena Carlos de Lacerda, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Assistente Social formada pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestre e Doutoranda em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pesquisadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Sexualidade, Corporalidades e Direitos (UFT).

Guilherme Almeida, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Graduado em Serviço Social pela UERJ (1996), Mestrado em Ciências pela FIOCRUZ (2000) e Doutorado em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ (2005). Tem experiência técnico-científica na área da saúde coletiva, assistência social e direitos humanos. Desenvolveu estudos, ações extensionistas e assessorias voltadas especialmente a temas relacionados à diversidade sexual e de gênero, política de saúde e relações de trabalho.. Foi coordenador adjunto do LIDIS/UERJ e vice-diretor da FSS/UERJ. Atualmente é professor adjunto da Escola de Serviço Social da UFRJ.

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Publicado

15-01-2021

Como Citar

Lacerda, M. C. de, & Almeida, G. (2021). Exclusão “da” e “na” educação superior: os desafios de acesso e permanência para a população trans. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 19(47). https://doi.org/10.12957/rep.2021.56087

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier