Mulheres na teoria geral da administração: por uma educação não sexista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2021.56085

Resumo

O estudo realizado teve como objetivo um mapeamento de mulheres estudiosas que contribuíram para a produção de conhecimentos considerados basilares aos futuros administradores. Tais conhecimentos compõem a chamada teoria geral da administração. Para tanto, foi necessário colocar em discussão a importância de uma educação não sexista, assim como certas desigualdades vivenciadas pelas mulheres. Para além das desigualdades atreladas ao gênero e à linguagem, as mulheres também sofrem com desigualdades geográficas, raciais e de classe. O estudo foi baseado em pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, utilizando como fonte de pesquisa programas de disciplinas de um curso de administração de uma instituição de ensino público federal da região Sudeste do Brasil. Como resultado foi possível mapear oito mulheres e suas contribuições. O estudo evidenciou uma educação sexista na área da administração, uma tendência a autorias no esquema homem branco, algo característico de uma sociedade ainda patriarcal.

 

Palavras-Chave: mulheres; administração; educação sexista; gênero.

Biografia do Autor

Susane Petinelli Souza, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Educação e Professora do Departamento de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenadora do grupo de pesquisa MOR – Mulheres e Organizações.

Isabel Gomes Covre, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo. Colaboradora do grupo de pesquisa MOR – Mulheres e Organizações.

Downloads

Publicado

15-01-2021

Como Citar

Souza, S. P., & Covre, I. G. (2021). Mulheres na teoria geral da administração: por uma educação não sexista. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 19(47). https://doi.org/10.12957/rep.2021.56085

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier