A atuação dos movimentos de doulas em Florianópolis (SC): conflitos pelo protagonismo feminino no parto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2021.56079

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar a dinâmica interna do movimento de doulas em Florianópolis (SC), a partir de suas pautas políticas de promoção ao parto respeitoso e ao protagonismo feminino. A pesquisa é empírica, qualitativa e orientada pelas lentes da epistemologia feminista. Os resultados apontaram conflitos entre as doulas entrevistadas, explicitando disputas de projetos, posições políticas, compreensões sobre a doulagem e diferentes formas de ver e atender mulheres. Há doulas que defendem a doulagem como profissão, um nicho de mercado; outras, como ação transitória na política de saúde pública. Por fim, aquelas que problematizam o acesso à doulagem e a branquitude de quem atende e é atendida. A “gourmetização” do parto humanizado foi transversal às narrativas. Ademais, a pluralidade das narrativas nos levou a pensar em “movimentos de doulas”, devido às pautas identificadas. Apesar dos conflitos, elas convergem na compreensão da centralidade e respeito à mulher no parto.

 

Palavras-Chave: movimentos de doulas; parto; saúde da mulher; feminismos; direitos reprodutivos.

Biografia do Autor

Carla Klitzke Espíndola, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação (2014) e mestrado (2018) em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (2016) através de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde (RIMS/UFSC). É pesquisadora e integrante do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Saúde, Sexualidades e Relações de Gênero (NUSSERGE/UFSC) desde 2014. Atualmente atua como assistente social na Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul/SC.

Luciana Patrícia Zucco, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

é graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina, possui mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher do Instituto Fernandes Figueira/ Fundação  Oswaldo  Cruz  (2007).  Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher do Instituto Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). É professora Associada do Departamento de Serviço Social (DSS/UFSC), do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGSS/CSE/UFSC) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/CFH/UFSC). Coordenadora do Núcleo de Estudos em Serviço Social e Relações de Gênero (NUSSERGE/UFSC) e integrante do Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC). 

Downloads

Publicado

15-01-2021

Como Citar

Espíndola, C. K., & Zucco, L. P. (2021). A atuação dos movimentos de doulas em Florianópolis (SC): conflitos pelo protagonismo feminino no parto. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 19(47). https://doi.org/10.12957/rep.2021.56079

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier