A questão indígena no Serviço Social: um debate necessário na profissão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2020.52013

Resumo

Este artigo intenciona refletir sobre os desafios em torno da (in)visibilidade da questão indígena no âmbito da produção acadêmica do Serviço Social e nos documentos publicizados por entidades representativas da profissão no Brasil. Agrega reflexões sobre a importância da questão indígena associada à questão étnico-racial, temáticas emergentes e progressivamente pautadas pela categoria profissional dos assistentes sociais brasileiros, enquanto componentes estruturantes da questão social no Brasil. O presente trabalho é resultado parcial de pesquisa realizada pelos autores por meio da análise de documentos produzidos por entidades representativas da categoria profissional e de artigos publicados em periódicos e anais de eventos acadêmicos na área de Serviço Social. Apesar dos avanços identificados pela recente inserção da questão indígena no âmbito da categoria profissional, constatou-se o reduzido numero de publicações acerca da questão indígena, sendo premente ampliar as reflexões acerca desta temática pela área do Serviço Social.

 

Palavras-chave: povos indígenas; assistentes sociais indígenas; educação superior indígena; ações afirmativas.

 

Biografia do Autor

Wagner Roberto do Amaral, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduado em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina; Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná; Pós-Doutor em Estudos Interculturais pela Universidad Veracruzana, México; Pós-Doutor em Políticas de Educação Superior para Povos Indígenas na América Latina pela Universidad Nacional Três de Febrero, Argentina; Professor do Departamento de Serviço Social e do Programa de  Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina; Membro  participante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão de Políticas Sociais da UEL e da  Comissão Universidade para os Índios do Paraná.

Jenifer Araujo Barroso Bilar, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Comunicação Popular e Comunitária; Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

27-07-2020

Como Citar

do Amaral, W. R., & Bilar, J. A. B. (2020). A questão indígena no Serviço Social: um debate necessário na profissão. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 18(46). https://doi.org/10.12957/rep.2020.52013

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier