Aborto, Racismo e Violência: Reflexões a partir do Feminismo Negro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2020.52010

Resumo

A criminalização do aborto no Brasil não reduz os números de abortamento, mas expõe a saúde e a vida reprodutiva das mulheres. As experiências das mulheres em situação de abortamento são diversas e permeadas pelas estruturas de classe e raça.  O presente artigo tem como objetivo analisar como o racismo e a violência se materializam na vida de jovens de periferia conformando situações de aborto atravessadas por violência.  Para tal abordaremos histórias de duas jovens negras e periféricas que recorreram ao aborto ilegal. Nossa lente teórica é o feminismo negro, pois nos permite desnaturalizar a concepção universal de mulher e compreender o racismo como estruturante na vida das mulheres. Os resultados apontam que há um cenário complexo de violência racial de gênero que não apenas atua em todo o processo de aborto, mas se traduz em um projeto de opressão fundante da vida reprodutiva das mulheres negras.

Palavras-chave: racismo; aborto; violência racial de gênero.

Biografia do Autor

Nathália Diórgenes Ferreira Lima, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Assistente Social. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela UFPE.

Rosineide de Lourdes Meira Cordeiro, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Assistente social. Doutora em Psicologia Social pela PUC – SP. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela UFPE.

Downloads

Publicado

27-07-2020

Como Citar

Lima, N. D. F., & Cordeiro, R. de L. M. (2020). Aborto, Racismo e Violência: Reflexões a partir do Feminismo Negro. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 18(46). https://doi.org/10.12957/rep.2020.52010

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier