Formação social brasileira: interface com as relações raciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2020.52006

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a formação social brasileira; para tanto, é necessário abarcar a categoria de modo de produção, a partir da tradição marxista. Nosso interesse é destacar a escravidão como uma particularidade na constituição do capitalismo nesse país, o que nos impele a estudar as consequências dessa particularidade, uma vez que a escravidão durou quase 400 anos, produzindo algumas alterações na forma de produção e acumulação da riqueza. Na medida em que os traços capitalistas deram os seus primeiros sinais, as elites trataram de garantir no pós-abolição um total abandono da população negra, a qual produziu toda riqueza até então.

 

Palavras-Chave: modo de produção; formação social; relações étnico-raciais no Brasil.

Biografia do Autor

Carmen Corato, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Assistente social, doutoranda em Serviço Social pelo PPGSS/UFRJ; professora substituta alocada no Departamento de Política Social e Serviço Social na ESS/ UFRJ; pesquisadora em relações étnico-raciais e Serviço Social; componente do Coletivo de Mulheres Negras e Afroindígenas Zacimba Gaba.

Downloads

Publicado

27-07-2020

Como Citar

Corato, C. (2020). Formação social brasileira: interface com as relações raciais. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 18(46). https://doi.org/10.12957/rep.2020.52006

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier