Povos ciganos e Serviço Social: um necessário diálogo para o debate étnico-racial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2020.51984

Resumo

O presente artigo baseia-se em uma pesquisa documental e bibliográfica que tem como objetivo destacar a discussão sobre os povos ciganos como um importante diálogo no debate sobre raça e etnia no Serviço Social brasileiro. Para tanto, realiza um breve histórico sobre os povos ciganos e seu processo de marginalização no Brasil, demonstrando a vivência do preconceito, estigmatização e a criação de condições de vida precárias que os colocam como usuários das políticas sociais. Apresenta um levantamento e análise sobre o debate étnico-racial no interior do Serviço Social, a partir da formação profissional, produção intelectual e posicionamento das entidades da categoria, com destaque a (não) incorporação da discussão sobre os povos ciganos nesta questão. A partir disso, apresenta a necessidade do aprofundamento e ampliação do debate étnico-racial na profissão como instrumento de defesa dos direitos humanos em consonância com os princípios éticos profissionais.

                                                                        

Palavras-Chave: povos ciganos; Serviço Social; racismo.

Biografia do Autor

Gabriela Alves dos Santos, Universidade Federal de São Paulo

Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Priscila Fernanda Gonçalves Cardoso, Universidade Federal de São Paulo

Assistente social, mestre e doutora em Serviço Social pela PUC/SP. Professora associada da graduação em Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais da Unifesp. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisa Fundamentos do Serviço Social: Ética, Formação e Trabalho da Unifesp.

Downloads

Publicado

27-07-2020

Como Citar

dos Santos, G. A., & Cardoso, P. F. G. (2020). Povos ciganos e Serviço Social: um necessário diálogo para o debate étnico-racial. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 18(46). https://doi.org/10.12957/rep.2020.51984

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier