Trabalhadores negros na origem da política social brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2020.51982

Resumo

A origem da política social no Brasil tem sido atrelada a três segmentos de trabalhadores: ferroviários, marítimos e portuários. A proposta deste artigo é identificar a composição étnica e racial destes segmentos entre o século XIX e início do XX, evidenciando os trabalhadores negros. Além disso, a pesquisa bibliográfica no campo da história social do trabalho foi orientada por metodologia qualitativa. A conclusão atesta a significativa presença dos trabalhadores negros, bem como de suas próprias formas de proteção e sociabilidade afro-diaspóricas, sua organização sindical e o significado das primeiras formas institucionais de política social.

 

Palavras-Chave: política social; trabalhadores negros; previdência social; raça; etnia.

Biografia do Autor

Gracyelle Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Assistente Social. Doutoranda em Serviço Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora na Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

27-07-2020

Como Citar

Costa, G. (2020). Trabalhadores negros na origem da política social brasileira. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 18(46). https://doi.org/10.12957/rep.2020.51982

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier