Formação profissional e debate sobre a questão racial no curso de Serviço Social da UnB: percepção das/os formandas/os e egressas/os do curso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2020.47230

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar em que medida a questão racial está presente na formação das/os estudantes no curso de Serviço Social da Universidade de Brasília a partir da percepção de 55 estudantes, analisada por meio de entrevista estruturada com 49 estudantes e de grupo focal realizado com 6 egressas/os do curso. A pesquisa é de natureza qualitativa realizada com base na perspectiva do pensamento decolonial e do pensamento negro contemporâneo. As/os participantes da pesquisa consideram que a questão racial ocupa lugar marginal na formação do curso, muitas vezes invisibilizada no currículo. Assim, recomenda-se que o eixo da questão racial seja contemplado na formação de maneira transversal em todas as disciplinas.

 

Palavras-Chave: questão racial; Serviço Social; formação profissional.

Biografia do Autor

Dyana Helena de Souza, Universidade de Brasília - UnB

Mestranda no Programa de Pós-gRaduação em Saúde Coletiva da Universidade de Brasília. Graduação em Saúde Coletiva (2014) e em Serviço Social (2018) pela Universidade de Brasília.

Lucélia Luiz Pereira, Universidade de Brasília - UnB

Doutorado em Ciências da Saúde (UnB). Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília.

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Publicado

15-01-2020

Como Citar

Souza, D. H. de, & Pereira, L. L. (2020). Formação profissional e debate sobre a questão racial no curso de Serviço Social da UnB: percepção das/os formandas/os e egressas/os do curso. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 18(45). https://doi.org/10.12957/rep.2020.47230

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier