A lei de cotas por um fio: o retrocesso social atual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2020.47228

Resumo

A conjuntura política atual exige que estejamos preparados para enfrentar uma realidade marcada por incertezas em relação aos direitos sociais. Eleito um governo de extrema direita e neoliberal, que preza pela economia acima de tudo, políticas sociais como a das cotas estão sendo atacadas. Já existe, inclusive, o projeto de lei federal nº 1.531/2019, que pretende acabar com as cotas raciais. Diante disso, é preciso refletir sobre a conjuntura atual na busca por caminhos alinhados à luta e à resistência. Por isso, neste artigo, objetivamos fazer uma reflexão sobre as perspectivas para as políticas sociais no Brasil nessa conjuntura política de desmonte e desregulação, analisando particularmente as notícias e reportagens veiculadas recentemente sobre os riscos de extinção da política de cotas. Vislumbramos que o Brasil de fato atravessa um momento de desfoque e regressão das políticas sociais e que a política de cotas é somente uma das que estão ameaçadas.

 

Palavras-Chave: conjuntura; cotas; perspectivas; políticas sociais; extinção.

Biografia do Autor

Carina Lilian Fernandes Pinheiro, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Assistente Social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Responsabilidade Social e Gestão de Projetos Sociais pela Faculdade Maurício de Nassau e Mestranda em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Maria de Lourdes Soares, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e Pós-Doutoranda da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC).

Downloads

Publicado

15-01-2020

Como Citar

Pinheiro, C. L. F., & Soares, M. de L. (2020). A lei de cotas por um fio: o retrocesso social atual. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 18(45). https://doi.org/10.12957/rep.2020.47228

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier