Política de igualdade racial na realidade cearense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2020.47221

Resumo

Este artigo tem o propósito de refletir acerca das especificidades que assumem o racismo e as desigualdades raciais na cena contemporânea, bem como as estratégias adotadas para enfrentá-los no âmbito das políticas públicas, tendo como fio condutor o registro significativo das principais ações desenvolvidas pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial do estado do Ceará (Ceppir), no período de 2015 a 2018. Por fim, serão elucidadas as especificidades e o movimento empreendido para a constituição de uma política pública de caráter transversal na realidade cearense.

 

Palavras-Chave: racismo; desigualdades raciais; política de promoção da igualdade racial.

Biografia do Autor

Maria Zelma de Araújo Madeira, Universidade Federal do Ceará (UECE)

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UECE), Brasil. Professora do curso de Serviço Social da UECE, Brasil. Coordenadora da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial do Ceará.

Downloads

Publicado

15-01-2020

Como Citar

Madeira, M. Z. de A. (2020). Política de igualdade racial na realidade cearense. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 18(45). https://doi.org/10.12957/rep.2020.47221

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier