Mulheres negras, sofrimento e cuidado colonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2020.47219

Resumo

O presente artigo tem por objetivo suscitar o debate acerca do suposto “cuidado” social que vem sendo propagado através de ações estatais, tendo como justificativa a proteção de indivíduos vulneráveis. O Estado que alega proteger acaba promovendo violações que reafirmam a punição e o extermínio dos corpos e comportamentos negros. É nesse processo que pretendemos abordar sobre o cuidado colonial que reatualiza a captura da existência negra através dos discursos e práticas colonialistas.  Além disso, abordaremos sobre a lógica manicomial e o extermínio da existência negra, entendendo-a como uma estratégia que se perpetua para além dos muros institucionais e que compõe a sociabilidade brasileira.

 

Palavras-Chave: mulheres negras; cuidado colonial; sofrimento; racismo.

Biografia do Autor

Rachel Gouveia Passos, Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ

Assistente social. Pós-Doutora em Serviço Social e Políticas Sociais pela Unifesp. Professora adjunta da Escola de Serviço Social da UFRJ (ESS/UFRJ) e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Política Social da UFF (PPGPS/UFF).

Downloads

Publicado

15-01-2020

Como Citar

Passos, R. G. (2020). Mulheres negras, sofrimento e cuidado colonial. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 18(45). https://doi.org/10.12957/rep.2020.47219

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier