Os novos manicômios a céu aberto: cidade, racismo e loucura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2020.47217

Resumo

 O objetivo deste trabalho é discutir a indissociável transversalidade de certos fatores que configuram o perfil do louco na atualidade.  Nesse sentido, consideramos, primeiramente, a cidade e os processos de urbanização conduzidos pelo moderno sistema capitalista como quadro socioespacial no qual a miséria e a loucura em massa emergiram e se estruturaram como fenômenos permanentes. Nas periferias, tais como o Brasil, que foram colonizadas pelo sistema capitalista mundial com base na escravidão da força de trabalho africana, a loucura persistiu, em todas as épocas, como doença dos pobres e negros. Na atualidade, quando a taxa de urbanização brasileira aproxima-se de 90% e coincide com a crise estrutural do sistema, observamos que a loucura tem maior incidência nos negros, os quais se encontram majoritariamente concentrados nas densas periferias das cidades, com os piores indicadores de habitação, emprego, renda, escolaridade e submetidos a toda sorte de violência.

 

Palavras-Chave: cidade; racismo; loucura; capitalismo; raça negra.

Biografia do Autor

Elizete Maria Menegat, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Arquiteta. Pós Doutora em Sociologia pela Universidade de Princeton (EUA) e Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ. Professora Adjunta do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Marco José de Oliveira Duarte, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Assistente Social. Pós Doutor em Políticas Sociais pela UCSal e Doutor em Serviço Social pela UERJ. Professor Adjunto do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Vanessa de Fátima Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Assistente Social. Graduada em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Downloads

Publicado

15-01-2020

Como Citar

Menegat, E. M., Duarte, M. J. de O., & Ferreira, V. de F. (2020). Os novos manicômios a céu aberto: cidade, racismo e loucura. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 18(45). https://doi.org/10.12957/rep.2020.47217

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier