Os novos manicômios a céu aberto: cidade, racismo e loucura
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2020.47217Resumo
O objetivo deste trabalho é discutir a indissociável transversalidade de certos fatores que configuram o perfil do louco na atualidade. Nesse sentido, consideramos, primeiramente, a cidade e os processos de urbanização conduzidos pelo moderno sistema capitalista como quadro socioespacial no qual a miséria e a loucura em massa emergiram e se estruturaram como fenômenos permanentes. Nas periferias, tais como o Brasil, que foram colonizadas pelo sistema capitalista mundial com base na escravidão da força de trabalho africana, a loucura persistiu, em todas as épocas, como doença dos pobres e negros. Na atualidade, quando a taxa de urbanização brasileira aproxima-se de 90% e coincide com a crise estrutural do sistema, observamos que a loucura tem maior incidência nos negros, os quais se encontram majoritariamente concentrados nas densas periferias das cidades, com os piores indicadores de habitação, emprego, renda, escolaridade e submetidos a toda sorte de violência.
Palavras-Chave: cidade; racismo; loucura; capitalismo; raça negra.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Em Pauta, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Em Pauta está cadastrada no Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM), com selo Verde.