Tecendo tramas acerca de uma infância sem racismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2020.47214

Resumo

O artigo propõe uma reflexão sobre os impactos do racismo no cotidiano das crianças negras, que têm sua infância marcada pela miséria e pela violência do Estado capitalista. Ao avançar no debate e apresentar a intersecção entre classe social, os papeis de gênero e a questão étnico-racial no processo de reprodução das relações sociais assimétricas no Brasil, é possível identificar como as expressões do patriarcado e do conservadorismo se conectam com o racismo para justificar também a desigualdade social que atinge a infância e reduz as possibilidades de transformação da realidade deste grupo geracional. E, por fim, ocorre a problematização em relação ao lugar marginal do debate sobre relações étnico-raciais e os privilégios da branquitude na área do Serviço Social, bem como sobre o modo como isso destoa do projeto ético-político profissional orientado pela defesa intransigente dos direitos humanos.

 

Palavras-Chave: infância negra; racismo; branquitude; raça/etnia.

Biografia do Autor

Marcia Campos Eurico, Faculdade Paulista de Serviço Social - FAPSS/SP

Doutora em Serviço Social - PUC/SP - Pesquisa sobre racismo institucional na infância. Mestre em Serviço Social - PUC/SP. Experiência na área da saúde: DST/HIV/AIDS, Gênero, Coordenação de Projetos de Prevenção, Gestão de Serviços de Saúde. Professora instrutora no Curso de Serviço Social - Universidade Guarulhos (2006 a 2013). Assistente social no Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS (2012 - atual). Docente no Curso de Serviço Social e na Pós Graduação da Faculdade Paulista de Serviço Social - FAPSS/SP.

Downloads

Publicado

15-01-2020

Como Citar

Eurico, M. C. (2020). Tecendo tramas acerca de uma infância sem racismo. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 18(45). https://doi.org/10.12957/rep.2020.47214

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier