O racismo no caso brasileiro e as raízes da superexploração do proletariado negro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2020.47212

Resumo

O presente trabalho expõe os acontecimentos do período de transição do trabalho escravo para o trabalho assalariado como fundamentais para a compulsória localização do negro no exército industrial de reserva e consequente inserção subalterna no mercado de trabalho na sociedade capitalista brasileira. Com ênfase em fatores que contribuíram para dinamizar esse processo, no âmbito jurídico-político, econômicos e de natureza ideológica, tem por objetivo propiciar a produção de uma constante alienação do povo negro. Esse conjunto de determinações deu origem ao pressuposto necessário para a existência do regime de superexploração da força de trabalho no Brasil, com enquadramento mais agudo na parcela negra do proletariado brasileiro.

 

Palavras-Chave: racismo; exército industrial de reserva; superexploração; proletariado negro.

Biografia do Autor

Gustavo Gonçalves Fagundes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), bolsista do CNPq. Possui graduação em Serviço Social (2017) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudo em Questão Racial e Serviço Social (GEPEQSS), vinculado à Escola de Serviço Social/UFF-Niterói. Produções e pesquisa sobre questão racial (ideologia da democracia racial, alienação e racismo, autodeclaração racial), Teoria Marxista da Dependência (superexploração) e movimentos sociais de juventude.

Downloads

Publicado

15-01-2020

Como Citar

Fagundes, G. G. (2020). O racismo no caso brasileiro e as raízes da superexploração do proletariado negro. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 18(45). https://doi.org/10.12957/rep.2020.47212

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier