O racismo na/da política proibicionista brasileira: redução de danos como antídoto antirracista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2020.47204

Resumo

Neste ensaio, objetiva-se analisar o racismo constitutivo na e da política proibicionista brasileira sobre drogas, apresentando os elementos que a configuram como uma política racializada e interseccionada. Na perspectiva de enfrentamento desse quadro, é apresentada a redução de danos como antídoto antirracista.

 

Palavras-Chave: proibicionismo; redução de danos; políticas de drogas; racismo; antirracismo.

Biografia do Autor

Lucia Cristina dos Santos Rosa, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Professora Titular do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Assistente Social. Pós-Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 (PQ2) do CNPQ.

Thaís de Andrade Alves Guimarães, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Assistente Social da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB); Doutoranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Mestra em Prevenção e Assistência a Usuários de Álcool e Outras Drogas pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (HCPA/UFRGS).

Downloads

Publicado

15-01-2020

Como Citar

Rosa, L. C. dos S., & Guimarães, T. de A. A. (2020). O racismo na/da política proibicionista brasileira: redução de danos como antídoto antirracista. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 18(45). https://doi.org/10.12957/rep.2020.47204

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier