Racismo não dá conta: antinegritude, a dinâmica ontológica e social definidora da modernidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2020.47201

Resumo

Este artigo propõe que a categoria analítica “racismo” não é adequada para analisar as experiências de pessoas negras, seja no Brasil, seja no restante da diáspora. Por supor que experiências negras e experiências não negras são análogas e, portanto, comensuráveis, o racismo não dá conta da singularidade das experiências negras. De fato, as pessoas negras ocupam uma posição única na constituição das subjetividades modernas. Constituindo as identidades em oposição às quais a Humanidade se define, a pessoa negra é simultaneamente excluída da família humana e absolutamente necessária à constituição dessa mesma família. A antinegritude, ao contrário do racismo, aceita essa proposição como ponto de partida e sugere que a díade fundamental do mundo moderno é “pessoas negras/pessoas não negras”. Essa díade sugere um mundo social planetário muito diferente daquele do racimo. De acordo com o racismo, a díade definidora do mundo social planetário é “pessoas brancas/pessoas não brancas”.

 

Palavras-Chave: Racismo; Negritude; Antinegritude.

Biografia do Autor

João H. Costa Vargas, Universidade da Califórnia (San Diego)

Professor de Antropologia na Universidade da Califórnia. Suas publicações incluem Catching Hell in the City of Angels (2006), Never Meant to Survive (2008), State of White Supremacy, coeditado por Moon-Kie Jung e Eduardo Bonilla-Silva (2011) e The Denial of Antiblackness: Multiracial Redemption and Black Suffering (2018). Seus trabalhos baseiam-se em projetos colaborativos no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador (no Brasil), como também em Austin e Los Angeles (nos Estados Unidos).

Downloads

Publicado

15-01-2020

Como Citar

Vargas, J. H. C. (2020). Racismo não dá conta: antinegritude, a dinâmica ontológica e social definidora da modernidade. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 18(45). https://doi.org/10.12957/rep.2020.47201

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier