A responsabilização da família na cena contemporânea: particularizando o Programa Criança Feliz

Autores

  • Ana Cristina Brito Arcoverde Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Elisa Celina Alcantara Carvalho Mélo Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Josinete de Carvalho Bezerra Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2019.45221

Resumo

O presente artigo constitui-se numa reflexão teórica em que abordamos elementos que tendem a resultar na culpabilização das famílias numa conjuntura de regressão de direitos. Enfatizam-se os retrocessos nos direitos e políticas sociais, com enfoque na intensificação de programas que caminham na contramão da política de assistência social, particularizando o Programa Criança Feliz, instituído em 2016 no Brasil. Objetiva-se, assim, identificar as especificidades do processo de desresponsabilização do Estado diante das necessidades sociais, desenvolvendo estratégias que exigem maior atuação da família no provimento da proteção social. Identifica-se uma culpabilização e responsabilização das famílias diante de sua situação de vulnerabilidade social, com ênfase maior na questão moral e não protetiva.

 

Palavras-Chave: política de assistência social; Programa Criança Feliz; família.

Biografia do Autor

Ana Cristina Brito Arcoverde, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Assistente social, graduada em Direito, mestre em Serviço Social pela UFPE, doutora em Sociologia pela Université La Sorbonne-Nouvelle e pós-doutora em Psicologia da Educação pela UnB. Líder do grupo de pesquisa Ações em Redes Coordenadas (ARCUS).

Elisa Celina Alcantara Carvalho Mélo, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Gestão de Programas e Projetos Sociais. Pesquisadora do grupo de pesquisa Ações em Redes Coordenadas (ARCUS).

Josinete de Carvalho Bezerra, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pesquisadora do grupo de pesquisa Ações em Redes Coordenadas (ARCUS).

Downloads

Publicado

18-10-2019

Como Citar

Arcoverde, A. C. B., Mélo, E. C. A. C., & Bezerra, J. de C. (2019). A responsabilização da família na cena contemporânea: particularizando o Programa Criança Feliz. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 17(44). https://doi.org/10.12957/rep.2019.45221