“Sexo pelo sexo” para homens e “sexo por amor” para mulheres
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2011.2939Resumo
O presente trabalho analisa os discursos sobre sexo veiculados por revistas femininas e masculinas. Estudos anteriores constataram que aos avanços da condição feminina na sociedade ocidental somam-se modelos reificadores de uma ideologia normatizante das relações sexuais. A hipótese é de que as revistas também reproduzem discursos diferenciados para homens e mulheres, reafirmando o sexismo cultural (MORAES, 2002). Foram analisadas as reportagens sobre sexo anunciadas nas capas de Nova e Men’s Health, em 2007, com base na análise de discurso (ORLANDI, 2001). Men’s Health se dirige ao público masculino através de um discurso direto e objetivo, uma vez que sexo é culturalmente considerado “coisa de homem”. Nova apresenta enunciados de promoção da autonomia sexual, revisitando velhos discursos. Apesar de os magazines apresentarem a lógica do sex machine (CATONNÉ, 2001), as diferenças situam-se entre: ter prazer para conquistar e dar prazerpara multiplicá-lo.Downloads
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