A difícil incorporação conceitual do gênero: uma controversa perspectiva educacional

Autores

  • Dayse de Paula Marques da Silva

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2011.2932

Resumo

Há muita tensão hoje no campo educacional, pois a formação de novos valores e abordagens pedagógicas tem enfrentado uma crise de modelos e paradigmas que fragiliza em alguns momentos os educadores na sua tomada de decisão quanto a determinados preceitos éticos e filosóficos a serem resguardados na relação com os alunos. Esta questão sempre foi ambígua e expressou múltiplas abordagens no processo de formação educacional. A apresentação deste texto é resultado do desenvolvimento de pesquisas no campo das relações de gênero e educação, experiências em projetos deextensão e assessorias desenvolvidas no espaço escolar na perspectiva da prevenção da violência doméstica. O contato direto com professores, coordenadores pedagógicos e profissionais de outras áreas na escola motivou a sistematização de uma reflexão que colocasse em debate algumas tendências na abordagem do gênero e da sexualidade no espaço educacional

Biografia do Autor

Dayse de Paula Marques da Silva

 Assistente social, Doutora em Sociologia (IFCS/UFRJ) e professora adjunta da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FSS/UERJ)

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Publicado

03-04-2012

Como Citar

da Silva, D. de P. M. (2012). A difícil incorporação conceitual do gênero: uma controversa perspectiva educacional. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, (28), 29–50. https://doi.org/10.12957/rep.2011.2932

Edição

Seção

Diversidade Sexual e de Gênero