Pluriatividade no meio rural: flexibilização e precarização do trabalho na agricultura familiar

Autores

  • Rosangela Werlang Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Jussara Maria Rosa Mendes Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2016.27857

Resumo

Resumo – Este artigo é fruto de pesquisa teórica realizada no âmbito do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde e Trabalho (Nest/UFRGS) e trata da saúde do trabalhador no meio rural. Neste sentido, aborda os processos de modernização nas áreas rurais, articulados às transformações no trabalho, assim como às implicações de tais modificações na vida do pequeno agricultor. Além disso, aponta a investida do capital para que se consolide o fim da pequena agricultura tradicional, seja por meio da articulação com a indústria, seja por meio da pluriatividade, expressão contemporânea da flexibilização e, ademais, da precarização do trabalho. Destarte, este estudo objetiva apresentar a pluriatividade e a articulação com a indústria enquanto expressões da transformação do trabalho no meio rural, assim como a possibilidade contígua da destruição da agricultura familiar.

Palavras chave: áreas rurais; precarização; pluriatividade; trabalho; agricultura familiar.

 

 

Abstract – This article is the result of a theoretical research carried out by the Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde e Trabalho (NEST/UFRGS), which dealt with the health of rural workers. In this sense, it deals with the processes of modernization in the rural areas in conjunctions with the transformations in work, as well as the implications of these changes in peasant life. In this regard, it points to the capital invested to consolidate the end of the family farming, either through cooperation with the industry, or through pluriactivity, a contemporary form of flexibility, and, moreover, of the precariousness of work in rural areas. Thus, the objective was to present pluriactivity and the articulation between rural work and industry as expressions of the transformation and precariousness of work in rural areas, as well as the contiguous possibility of the destruction of family farming.

Keywords: rural areas; precariousness; pluriactivity; work; family farming.

Biografia do Autor

Rosangela Werlang, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Pós-doutorado em Psicologia Social e Institucional (UFRGS/CNPq/PDJ). Pesquisadora Visitante (UFRGS/CNPq). Membro do Núcleo de Estudos em Saúde do Trabalhador (NEST). Professora convidada do curso de Especialização em Ética e Educação em Direitos Humanos da Faculdade de Educação (FACED/UFRGS) e da Especialização em Saúde do Trabalhador, do Instituto de Psicologia (PPGPSI/UFRGS).

Jussara Maria Rosa Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Pós-doutorado em Serviço Social pela Universität Kassel (Alemanha - 2010). Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e Institucional/UFRGS e professora adjunta do curso de Serviço Social da UFRGS. Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da PUC-RS. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Saúde e Trabalho - NEST/UFRGS. Consultora do MS/COSAT e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Downloads

Publicado

30-03-2017

Como Citar

Werlang, R., & Mendes, J. M. R. (2017). Pluriatividade no meio rural: flexibilização e precarização do trabalho na agricultura familiar. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 14(38). https://doi.org/10.12957/rep.2016.27857

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier