A crítica de Florestan Fernandes à reforma universitária e sua atualidade
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2016.25398Resumo
Neste artigo recuperamos a análise de Florestan Fernandes, contida no livro A universidade brasileira: reforma ou revolução?, sobre a estruturação do ensino superior no Brasil. Buscamos apreender, através de pesquisa bibliográfica, as principais categorias formuladas pelo autor para explicitar o caráter da reforma universitária da década de 1960. A partir disso, apontamos para a pertinência de algumas dessas categorias para o estudo das tendências atuais da contrarreforma no plano educacional, como expressão dos processos de modernização conservadora no país. Para tanto, expomos os principais condicionamentos socioeconômicos e políticos do processo da reforma universitária empreendida durante o ciclo ditatorial. Além disso, fornecemos algumas hipóteses sobre a atualidade da categoria de “reforma universitária consentida”, associada às noções de “padrão brasileiro de escola superior”, de “senilização institucional precoce” e de “caráter ultra-elitista de educação superior”.
Palavras-chave: reforma universitária; ensino superior; educação.
DOI: 10.12957/rep.2016.25398
Abstract – In this article we revisit Florestan Fernandes’ analysis on the structure of higher education in Brazil in his book A universidade brasileira: reforma ou revolução? We seek to grasp the main categories formulated by the author to explain the character of the university reform of the 1960s through literature research. Then we point out the relevance of some of these categories for the study of current trends in counter-reform in educational policies, as an expression of the process of conservative modernization in the Brazil. To that effect, we expose the main socio-economic and political conditions of the university reform process undertaken during the dictatorial cycle. In addition, we provide a few hypotheses on the relevance of the category of “consented university reform,” associated with the notions of “Brazilian standard of higher education”, “early institutional senilization” and “ultra-elitist character of higher education.”
Keywords: university reform; higher education; education.
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